O que é estomaterapia?
A estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que atua no cuidado de pessoas com estomias, feridas complexas, incontinências fecal e urinária, fístulas e drenos1.
Fonte: Site vecteezy
O que faz o estomaterapeuta?
O estomaterapeuta desempenha um papel vital na saúde e bem-estar dos pacientes, pois atua na prevenção de lesões e de suas complicações, age na reabilitação e na educação de pessoas com estomias e/ou incontinências.
Esse profissional proporciona uma assistência personalizada, pois identifica as necessidades apresentadas pelos clientes e planeja um cuidado especializado, baseado em evidências científicas e utilizando recursos inovadores e tecnológicos para o tratamento1.
A estomaterapia é uma pós-graduação latu senso, reconhecida pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) que segue as diretrizes mundiais preconizadas pelo Conselho Mundial de Estomaterapeutas – WCET (World Council of Enterostomal Therapists)2.
O estomaterapeuta e a estomia
Na área da estomia, o cliente passa por um procedimento cirúrgico que expõe uma área do corpo com o meio externo, que recebe uma denominação diferente a depender da localização, como exemplo:
- Traqueostomia: Estomia respiratória;
- Gastrostomia: Estomia de alimentação;
- Ileostomia e Colostomia: Estomia de eliminação;
- Urostomia: Estomia urológica3.
Fonte: Site istockphoto
O estomaterapeuta atua no pré-operatório para realizar a demarcação do local correto do estoma, a fim de garantir uma estomia intestinal livre de complicações.
Assegura ao paciente e ao familiar todas as orientações necessárias antes e após o procedimento, realiza e ensina todos os cuidados necessários para troca do equipamento da estomia e garantir uma pele livre de danos e irritações3.
O estomaterapeuta e a ferida
Em feridas, o especialista em estomaterapia age na prevenção e tratamento de lesões por pressão (escara/úlcera por pressão), em úlceras no pé de pessoas com diabetes, em úlceras venosas ou arteriais, em clientes com deiscência cirúrgicas, em lesões agudas e de difícil cicatrização, entre outras.
Fonte: Site istockphoto
É o profissional que realiza e planeja toda a assistência necessária para prevenir feridas, diminuir o risco de infecções e acelerar o processo de cicatrização4.
O estomaterapeuta e a incontinência
O estomaterapeuta também atua na área da incontinência, identificando e atuando sobre o problema, além de orientar medidas preventivas. A incontinência caracteriza-se pela incapacidade ou dificuldade de reter excreções como fezes e urina5. O profissional realiza a realibitação do assoalho pélvico, por meio de biofeedback, eletroestimulação e exercícios pélvicos5.
Fonte: Arquivo pessoal
A importância de ter um estomaterapeuta para sua saúde
O estomaterapeuta é o profissional que dispõe de um tratamento holístico, com o cliente no centro do cuidado e todas suas necessidades atendidas.
Sua atuação é baseada em evidência científica, diminuindo o risco de infecções e complicações e, consequentemente, impacta em diminuição de custos financeiros.
Fonte: Estomaterapeuta Lisliane Medeiros, criadora do blog. Arquivo pessoal.
Possui conhecimento necessário para utilizar recursos tecnológicos e inovadores para proporcionar uma cicatrização em um menor intervalo de tempo.
São profissionais que oferecem apoio psicológico e educacional, ajudando os pacientes a lidar com essas mudanças de forma positiva. Eles ensinam aos pacientes e aos seus cuidadores e familiares sobre os cuidados diários necessários, promovendo a autonomia e a confiança do cliente.
Com uma gestão adequada de suas condições, os pacientes podem retornar às suas atividades diárias e participar plenamente na vida social e profissional.
Por isso, busque um estomaterapeuta se tiver alguma dessas necessidades, pois este profissional irá ofertar a assistência necessária para sua necessidade, com segurança e cuidado humanizado.
Referências
- Shoji S, Souza NVDO, Maurício VC, Costa CCP, Alves FT. O cuidado de enfermagem em Estomaterapia e o uso das tecnologias. ESTIMA. 2017;15(3):169-177.
- SOBEST. Associação Brasileira de Estomaterapia. Disponível em: https://sobest.com.br/
- Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia. Brasília; 2021. p. 1 – 67.
- ESTIMA. Revista da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. ESTIMA. 2017; 15(1).
- Assis GM, Coelho MMF, Rosa TS, Oliveira FF, Silva CPC, Brito MLP, et at. Proposta de protocolo clínico para tratamento conservador da incontinência urinária de urgência. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther. 2023;21(e0123).
Deixe um comentário