Desmistificando ideias erradas sobre lesões, este post irá abordar alguns dos mitos mais comuns e explicar a verdade por trás deles.
1- A lesão precisa respirar É corriqueiro ouvir as pessoas falarem que a lesão precisa respirar, ficar sem curativo que oclua o local, para poder cicatrizar. Esse mito foi considerado verdade até meados da década de 60, onde deixava-se a lesão exposta ao ar para promover a epitelização1. Nos anos seguintes, foi descoberto que as feridas cicatrizam duas vezes mais rápido em um ambiente úmido quando comparado ao ambiente seco. Nos estudos que se seguiram, foi comprovado que o meio úmido possibilita que as células epiteliais migrem sobre o leito da lesão, acelerando a cicatrização2. Dessa maneira, é importante manter a lesão com curativo ocluído, pois irá proporcionar um ambiente úmido. Uma ferida exposta ao ar, promove um ambiente seco e resulta na morte celular, atrasando a cicatrização.
2- Lavar a ferida durante o banho Essa crença apoia-se na abordagem que a lesão estará limpa após o banho, afinal, o corpo após fica limpo após esse procedimento. No entanto, a água do chuveiro e o sabonete são eficientes para uma pele sem lesões. Quando uma pessoa possui um tipo de ferida, essa prática faz com que a lesão fique exposta aos microorganismos com grande potencial de infeccionar e gerar complicações no processo da cicatrização3. A recomendação é o uso de uma solução salina ou soluções com antimicrobianos3. Por essa razão, não é aconselhado tomar banho de chuveiro, mar, lago ou cachoeira se você estiver com alguma ferida.
3- Deixar fazer “casquinha” Um mito clássico! O saber popular dita que quando uma ferida está com a casquinha é ideal manter, não remover. A casquinha é um processo natural do nosso corpo, resultado do coágulo que estanca o sangramento. Esse coágulo ao entrar em contato com o ar, resseca e endurece, formando a famosa “casquinha”, que não é benéfica para a cicatrização, pois gera um ambiente seco na ferida, atrasando o processo de fechamento da lesão2.
O estomaterapeuta é o profissional ideal para oferecer um suporte e um tratamento adequado e individualizado para as suas lesões, a fim de proporcionar uma cicatrização em um curto intervalo de tempo, livre de complicações e promover qualidade de vida.
Referências:
Deixe um comentário